Ló mentiu sobre a virgindade de suas filhas?

Esta é uma colocação interessante, Jó mentiu sobre a virgindade de suas filhas? Pois ele disse: “eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram homens; fora vo-las trarei, e fareis delas como bom for aos vossos olhos; somente nada façais a estes homens, porque por isso vieram à sombra do meu telhado.” (Gn 19:8), ocorre que adiante está escrito: “então saiu Ló, e falou a seus genros, aos que haviam de tomar as suas filhas, e disse: Levantai-vos, saí deste lugar, porque o SENHOR há de destruir a cidade. Foi tido porém por zombador aos olhos de seus genros.” (Gn 19:14). A lógica diz, ora se as filhas dele eram virgens, como ele poderia ter genros? Porém a resposta passa por um pequeno conhecimento cultural, o casamento em Israel mormente tinha duas fases, a primeira era o noivado, que era desposamento, este noivado é muito mais rígido que o noivado da cultura ocidental, pois era quase um casamento, e só na segunda fase, normalmente após um ano, é os noivos coabitavam.

Por exemplo, veja situação similar com Maria, “18Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. 19Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. 20E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; 21E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. 22Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; 23Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. 24E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; 25E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome JESUS.” (Mt 1:18-25).

Como visto, mesmo sem haver a coabitação já se chamava marido, mulher, assim, não há nenhum problema de Ló ter genros sendo suas filhas virgens, isso é corroborado pela frase no mesmo verso “aos que haviam de tomar as suas filhas”, portanto ainda não haviam tomado.

Há outros que defendem que ele tinha outras duas filhas e estas que eram casadas, inclusive se apoiam no verso 15: “e ao amanhecer os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade.”, observe “tuas duas filhas que aqui estão”, sendo que estas duas já tinham o coração totalmente tomado pelas práticas de Sodoma. Seja uma ou outra resposta, fato é que não há contradição.

Published in: on 7 de dezembro de 2012 at 22:53  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://asescrituras.wordpress.com/2012/12/07/lo-mentiu-sobre-a-virgindade-de-suas-filhas/trackback/