Quem julgará?

Esta pergunta é a seguinte, a Bíblia diz que o julgamento será de Deus, de Cristo, dos discípulos e das pessoas espirituais, afinal, quem irá julgar? A resposta passa pelo momento e o objeto de julgamento, então perceber-se-á que isso passa longe de ser contradição, vejamos:

Deus: “longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra?” (Gn 18:25), “e bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem.” (Rm 2:2), “prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis;” (II Ts 1:5), “e os céus anunciarão a sua justiça; pois Deus mesmo é o Juiz. (Selá.)” (Sl 50:6), “à universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;” (Hb 12:23), “e, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação,” (I Pd 1:17), “e vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.” (Ap 20:12).

O Senhor Jesus: “e também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo;” (Jo 5:22), “porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.” (II Co 5:10), “mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.” (Rm 14:10), “31E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; 32E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;” (Mt 25:31,32), “e disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos.” (Jo 9:39).

Os discípulos: “e Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.” (Mt 19:28), “para que comais e bebais à minha mesa no meu reino, e vos assenteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel.” (Lc 22:30), “não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas.” (I Co 6:2), “14E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; 15Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.” (Jd 1:14,15). O espiritual: “mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.” (I Co 2:15).

Creio que se lido os capítulos 34 e 35 do curso de escatologia do pastor Gardner se resolve esta questão, vejamos parte do capítulo 34:

Lição 34

O Julgamento – Parte I

Texto para a Leitura: Ex 18.4-17

Texto para a Memorização: Rm 5.12, “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.”

Julgamento na Bíblia – O que Significa “julgamento”?

O Pastor Davis W. Huckabee observa que existem várias palavras gregas traduzidas para a palavra ‘julgamento’. Apenas duas dessas são destacadas como mais importantes para o nosso estudo. Krisis (#2920, Strong’s, 47 vezes): uma separação seguida por uma decisão. Krima (#2917, Strong’s, 28 vezes): a ação resultante (condenação, julgamento, juízo) do verbo Krino (#2919, Strong’s, 98 vezes): julgar. Existe um julgamento, ou seja, uma separação que será seguida por uma decisão judicial, que acontece imediatamente quando qualquer um morre. Essa separação é para um destino eterno que corresponda à condição do coração do homem na hora da morte. Estes versículos referem-se a este tipo de julgamento: Ec 12.7, “E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.”; Hb 9.27, “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo”. Jesus ensinou que a condição do coração do homem na hora da morte determina o seu destino (Lc 16:19-25). Os salvos por Cristo vão para aquele lugar reservado para o povo de Deus e todos os outros se encontram imediatamente nos tormentos do inferno (hades). Aqui ficam até o julgamento (decisão divina) final, ou seja, do Trono Branco.

O Julgamento Divino – A Sua Natureza

Num julgamento não há apenas uma determinação da culpa do transgressor, mas a justiça é declarada, ou seja, a punição devida é declarada. O homem em geral já entende que é culpado (Rm 2.14-16; 5.12; Hb 10.26-27). Deus é ciente disso também (Hb 4.13; Jo 3.19). O julgamento divino tem o que os julgamentos entre homens não têm, ou seja, a “manifestação do juízo de Deus” (Rm. 2.5). Para os pecadores não arrependidos o julgamento divino manifestará a indignação justa de Deus contra o pecado. Na ocasião do julgamento divino Deus também revelará a punição devida para cada transgressão.

O julgamento dos salvos manifestará o prazer divino pela justiça imputada por Cristo e determinará o galardão por cada obediência, II Co 5.10, “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.”. Você sente culpado pelo seu pecado? Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o Justo pelos injustos para levar os que se arrependem e creem nEle pela fé a Deus (I Pd 3.18). A salvação eterna está em Cristo. O futuro julgamento manifestará o juízo de Deus e cada pecado será justamente punido. Essa punição eterna já foi levada por Cristo Jesus para os que entram pela fé nEle! Há salvação hoje!

Os Julgamentos da Bíblia

Os estudiosos contam sete julgamentos mencionados na Bíblia: O Julgamento na Cruz – I Pd 3:18; O Auto-Julgamento do Salvo – I Co 11:31,32; O Julgamento das Obras do Salvo – Rm 14:10; II Co 5:10; O Julgamento de Israel – Is 1:27; Jl 2:31,32; O Julgamento das Nações – Mt 25:31-33; Ap 20:8,9; O Julgamento dos Anjos – I Co 6:3; II Pd 2:4; Jd 6; O Grande Trono Branco ou O Julgamento dos Ímpios que Morreram – Ap 20:11-15.

Outros categorizam os julgamentos em três períodos distintos: Antes da Segunda Vinda de Cristo – A Cruz, O Tribunal de Cristo, ou O Julgamento das Obras do Salvo; Os Julgamentos Associados com A Segunda Vinda de Cristo – O Julgamento das Nações, de Israel, dos Mártires da Tribulação, e os Julgamentos que Acontecem Depois de Cristo voltar à terra – O Julgamento de Satanás e os Seus Anjos Ímpios, O Grande Trono Branco, ou, O Julgamento dos Ímpios que Morreram.

Você está pronto para esse julgamento? A única salvação é estar com os benefícios do primeiro julgamento, ou seja, o de Jesus na cruz – Jo 3:14-16, 36. Seja salvo hoje se arrependendo dos seus pecados e confiando em Cristo Jesus o Salvador!

Autor: Pastor Calvin Edição gramatical: Edson Basilo 1/2009
Fonte: http://www.palavraprudente.com.br/estudos/calvin_d/escatologia/cap34.html
O espiritual julga = discerne o que lhe é útil, os crentes julgarão o mundo ao lado de Cristo e também julgarão aos anjos caídos. Os julgamentos quanto à eternidade serão efetuados pelo Senhor Jesus. Para maior aprofundamento neste assunto, ver livros de teologia sistemática, http://www.palavraprudente.com.br/estudos/tpaul_s/doutrinabiblica/cap44.html

Published in: on 4 de dezembro de 2012 at 22:39  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://asescrituras.wordpress.com/2012/12/04/quem-julgara/trackback/