Quando Deus fez a aliança com Abraão, antes ou depois de Ismael nascer?

Leiamos o concerto em Gn 15: “1Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão. 2Então disse Abrão: Senhor DEUS, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer? 3Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro. 4E eis que veio a palavra do SENHOR a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro. 5Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência. 6E creu ele no SENHOR, e imputou-lhe isto por justiça. 7Disse-lhe mais: Eu sou o SENHOR, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para herdá-la.” (Gn 15:1-7), “1Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito. 2E porei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente.” (Gn 17:1,2).

Esta questão é proposta nem como sendo uma contradição em si, mas como querendo demonstrar que haveriam dois escritores do livro de Gênesis, o que não é fato, respondendo, Deus simplesmente estava relembrando, renovando a aliança, isso para Abração, como se vê em Gn 15, Abraão não tinha filho algum, agora ele já tinha Ismael, mas o pacto se referia ao próximo filho, Isaque: “15Disse Deus mais a Abraão: A Sarai tua mulher não chamarás mais pelo nome de Sarai, mas Sara será o seu nome. 16Porque eu a hei de abençoar, e te darei dela um filho; e a abençoarei, e será mãe das nações; reis de povos sairão dela.” (Gn 17:15,16), portanto, eliminar qualquer tipo de mau entendimento por parte de Abraão.

No aspecto renovação da aliança e ânimo, podemos ver também em Israel, seja em no livro de Dt, como em Js, especialmente o que segue: “30Então Josué edificou um altar ao SENHOR Deus de Israel, no monte Ebal. 31Como Moisés, servo do SENHOR, ordenara aos filhos de Israel, conforme ao que está escrito no livro da lei de Moisés, a saber: um altar de pedras inteiras, sobre o qual não se moverá instrumento de ferro; e ofereceram sobre ele holocaustos ao SENHOR, e sacrificaram ofertas pacíficas. 32Também escreveu ali, em pedras, uma cópia da lei de Moisés, que este havia escrito diante dos filhos de Israel. 33E todo o Israel, com os seus anciãos, e os seus príncipes, e os seus juízes, estavam de um e de outro lado da arca, perante os sacerdotes levitas, que levavam a arca da aliança do SENHOR, assim estrangeiros como naturais; metade deles em frente do monte Gerizim, e a outra metade em frente do monte Ebal, como Moisés, servo do SENHOR, ordenara, para abençoar primeiramente o povo de Israel. 34E depois leu em alta voz todas as palavras da lei, a bênção e a maldição, conforme a tudo o que está escrito no livro da lei. 35Palavra nenhuma houve, de tudo o que Moisés ordenara, que Josué não lesse perante toda a congregação de Israel, e as mulheres, e os meninos, e os estrangeiros, que andavam no meio deles.” (Js 8:30-35).

“14Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao SENHOR. 15Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR. 16Então respondeu o povo, e disse: Nunca nos aconteça que deixemos ao SENHOR para servirmos a outros deuses; 17Porque o SENHOR é o nosso Deus; ele é o que nos fez subir, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da servidão, e o que tem feito estes grandes sinais aos nossos olhos, e nos guardou por todo o caminho que andamos, e entre todos os povos pelo meio dos quais passamos.” (Js 24:14-17), excluindo portanto a suposta multiplicidade de escritores, bem como alguma eventual contradição.

Published in: on 30 de novembro de 2012 at 22:25  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://asescrituras.wordpress.com/2012/11/30/quando-deus-fez-a-alianca-com-abraao-antes-ou-depois-de-ismael-nascer/trackback/