Os descendentes de Abraão retornariam ou não na quarta geração?

A resposta é obviamente sim, afinal, disse o Senhor: “13Então disse a Abrão: Saibas, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos, 16E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia.” (Gn 15:13,16), Abraão foi pai de Isaque: “e Abraão pôs no filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, o nome de Isaque.” (Gn 21:3), Isaque de Jacó: “e depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó. E era Isaque da idade de sessenta anos quando os gerou.” (Gn 25:26), Jacó foi pai dos 12, que eram uma só geração: “faleceu José, e todos os seus irmãos, e toda aquela geração.” (Ex 1:6), entre eles estava Levi: “e concebeu outra vez, e deu à luz um filho, dizendo: Agora esta vez se unirá meu marido a mim, porque três filhos lhe tenho dado. Por isso chamou-o Levi.” (Gn 29:34), aqui devemos nos ater que esta geração entrou no Egito, a geração de Levi e irmãos.

A segunda geração corresponde naturalmente aos filhos da geração anterior, (netos de Jacó): “e os filhos de Levi: Gérson, Coate e Merari.” (Gn 46:11), a geração seguinte é obviamente a terceira: “e os filhos de Coate: Anrão, Izar, Hebrom e Uziel; e os anos da vida de Coate foram cento e trinta e três anos.” (Ex 6:18), por fim, estamos diante da quarta geração: “os filhos de Anrão: Arão e Moisés; e Arão foi separado para santificar o santo dos santos, ele e seus filhos, eternamente; para incensar diante do SENHOR, para o servirem, e para darem a bênção em seu nome eternamente.” (I Cr 23:13). Como prometido, a quarta geração da que entrou no Egito voltou para Canaã, cumprindo assim Gn 15:16.

Published in: on 29 de novembro de 2012 at 22:13  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://asescrituras.wordpress.com/2012/11/29/os-descendentes-de-abraao-retornariam-ou-nao-na-quarta-geracao/trackback/