Jacó ou Israel?

Neste artigo vamos abordar duas perguntas, primeira, onde Deus mudou o nome de Jacó para Israel e se o nome foi permanentemente mudado ou não. A primeira é onde foi? Vejamos as duas referências: “22E levantou-se aquela mesma noite, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboque. 28Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.” (Gn 32:22,28), “7E edificou ali um altar, e chamou aquele lugar El-Betel; porquanto Deus ali se lhe tinha manifestado, quando fugia da face de seu irmão. 10E disse-lhe Deus: O teu nome é Jacó; não te chamarás mais Jacó, mas Israel será o teu nome. E chamou-lhe Israel.” (Gn 35:7,10), a resposta é no capítulo 32, tanto é que entre as referências acima Jacó é chamado de Israel (32:32; 33:20; 34:7).

Então resta a pergunta é a seguinte por qual motivo há esta duplicidade de passagens? Antes de responder é necessário entender algo, o nome Jacó significa trapaceiro, agarrador de calcanhar, e este foi Jacó ao longo de quase toda sua vida até então, porém ele teve uma experiência, na qual Deus lhe trocou o nome para Israel, vejamos uma experiência parecida com Pedro que de um inconstante Simão se tornou uma pedra (Pedro)! No capítulo 32 Jacó está fugindo de seu irmão, e Deus o certifica que o fará prosperar ali, na segunda vez Deus o relembra que ele não devia temer os canaanitas, relembrando, você Jacó é Israel, lembre-se disso!

Ainda vale a pena recordar que algumas coisas na Bíblia acontecem justamente duas vezes para que fique ratificado, por exemplo, os sonhos de José (Gn 37:5,9), os sonhos de Faraó (Gn 41:1,5)…, no tocante à repetição está escrito: “e que o sonho foi repetido duas vezes a Faraó, é porque esta coisa é determinada por Deus, e Deus se apressa em fazê-la.” (Gn 41:32).

Sobre a definitividade da troca do nome para Israel, Deus na verdade, tirava era a associação do nome de enganador, usurpador, isso foi em definitivo trocado, agora a associação é com o nome Israel (príncipe), por isso, mesmo após ter trocado o nome de Jacó para Israel ele é chamado intercambiavelmente de Jacó e de Israel, aqui é novamente importante lembrar de Pedro (pedra) que aconteceu a mesma coisa, pois deixou de ser o inconstante Simão para ser o firme Pedro, que foi incapaz de confessar a Cristo para uma camareira, mas foi capaz de enfrentar multidões! Simão continuou se chamando Simão, porém já não mais inconstante, Jacó era Jacó, mas nunca mais o enganador, o suplantador e sim um homem que confiava em Deus.

Anúncios
Published in: on 19 de dezembro de 2012 at 3:49  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://asescrituras.wordpress.com/2012/12/19/jaco-ou-israel/trackback/

%d blogueiros gostam disto: